Vereador Berlande Nascimento defende quebra de contrato com a Caema em João Lisboa

Os moradores enfrentam grave crise hídrica, causando vários transtornos ao comércio e à população

João Lisboa (MA) – O vereador Bernande Nascimento utilizou nesta terça-feira (16) a tribuna Matilde Oliveira para expor a grave crise hídrica que tem causado prejuízos e transtornos à população de João Lisboa. “Já li nas redes sociais que entra prefeito e sai prefeito, e nunca é resolvido o problema de falta d’água em nossa cidade”, disparou.

Segundo o vereador, “enquanto o controle do sistema de abastecimento de água estive sob o comando da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) a problemática nunca será resolvida em João Lisboa”. “Ele solicitou cópia do contrato da Prefeitura com a Caema e, ainda, um acordo que chegou a ser feito pelo legislativo em outros mandatos, mas que também não foi cumprido pela empresa estatal”, frisou.

Berlande, que solicitou apoio dos colegas parlamentares, defendeu a imediata quebra do contrato com a Caema para que seja feita a criação um SAAE (Sistema Autônomo de Abastecimento e Esgoto) no município de João Lisboa. “Essa é uma alternativa para resolvermos essa problemática de água em nossa cidade, pois quando acontece este problema a cobrança vem tanto para os vereadores e o prefeito, embora a responsabilidade seja da Caema”, emendou.

O vereador afirma que a “estatal não está fazendo os devidos investimentos para suprir essa demanda de abastecimento de água na cidade, causando vários transtornos à população dos bairros de João Lisboa”. “Está na hora desta Casa de Leis agir e, também, a prefeitura para criarmos um SAAE”, disparou.

Ele assinalou que a criação do SAAE permitirá ao município agir rapidamente para solucionar o problema, evitando novos transtornos aos moradores que passam dias sem abastecimento de água potável. “A responsabilidade passará para o município, pois atualmente o prefeito não pode comprar diretamente uma bomba d’água e colocar no poço gerido pela Caema, acabando respondendo por isso devido o contrato com a Caema”, frisa.

Berlande Nascimento solicitou a convocação dos diretores da Caema para que participem de audiência pública no plenário Raimundo Lima Nunes e dêem explicações à sociedade joãolisboense sobre mais este problema de falta de água em João Lisboa.


  • 17/09/2025
  • Divulgação
  • ASCOM